domingo, 24 de janeiro de 2010

O 1° mês ...



Há um mês eu postava por aqui. Estava planejando escrever no blog há dias, e já vinha preparando um esboço do texto “comemorativo” de um mês, dessa nova vida em NOSSAS VIDAS (rs). A adaptação dessa nova rotina, me deixou com o Word aberto constantemente, onde ia escrevendo um pouquinho a cada dia. Já que quase sempre, que estou no pc, estou com ele no colo (o que me faz teclar com um dedo (kkk). Chega a dar um pouco de preguiça na hora de escrever um “textão” pro blog. Agora, exatamente AGORA, ele ta dormindo no carrinho/ berço. Hoje foi o dia pra estrear (tem forma melhor que estrear do que dormir? Não mesmo ... ahaha)

Enfim, nestes dias, aqui em casa, predominou, sem dúvida, a mudança. O que significa um aprendizado constante, pra esses pais de primeira viagem.

Alguns exemplos como o tempo de tomar banho, quando se tem um bebê em casa, ou o tipo de comida (mais rápida) pra se fazer, enquanto ele ainda não acorda. As saídas, que, nesses dias, foram mais do que suficiente para o nosso filhote, que tem muito tempo pela frente, pra sair. Consultas, exames, vacinas e pediatra. Além de algumas vezes, no natal e ano novo, ir pra casa da minha tia (e dinda dele). Ahh, e seu primeiro (grande) evento: a colação de grau (mais intimista), na faculdade, do “Sansão” pai. É incrível que sai de casa dormindo e volta roncando. Mas basta chegar em casa e dar alguns minutos e ele já acorda, pronto pra mamar.

Incrível como nesse primeiro mês, tanta coisa já mudou. Além do tamanho e peso (alegria de mãe), sua pele vai descamando, bem de leve, como se tivesse criando defesas, já que ela é muito fininha. O cocô, dos primeiros dias (mecônio), muda da cor escura pra amarela (papo bom, né? Kkkk). E as unhas que precisam ser cortadas, pois deixam de ser uma extensão da pele pra virarem “unhas” de fato, que já arranham demais. Tem também o umbigo, que depois de todo o processo de limpeza, simplesmente cai!

Além de tantas outras coisas ...

Já depois de algumas semanas de vida, ele deixa também de usar luvinhas e toucas .. sem contar nas roupas que faz você lembrar: “Nossa, como cresceu rápido”. E, por isso, não se pode ficar atrás. Vamos perguntando, pesquisando na net, nos grupos, pra conseguir dar conta do recado, com a ajuda de outras experiências. São tantas situações, na vida da gente (pais de primeira viagem,) que sem mãe por perto, babá, empregada, etc., temos que correr pra cumprir nosso papel. Temos também a ajuda da minha tia e dinda dele, além de minha vó (e mãe de criação), que , por telefone, dão a melhor consultoria eu podetria precisar. São verdadeiros exemplos de mãe. E com elas passo horas no "tricô".

Acaba sendo uma aventura prazerosa e muitas vezes engraçada, ter um bebê em casa. Como ficar achando graça quando ele fica sorrindo enquanto trocamos sua fralda e derrepente : TCHARAN!! Ficamos todos melados, com aquele cocozinho amarelo, que só os recém nascidos sabem fazer.

* E aquele chorinho agudo que faz a gente ter tanta dó, mas que não passa da única forma de ser atendido. Tipo “Oiiiii, tô com a fralda suja, vem me limpar!” ou “Oii, quero mamar de novo!” (já percebo que nesse primeiro mês até o tom vai mudando. Perdendo um pouco aquele agudo que nós tanto ouvimos e, que, vai deixar saudades)

Não canso de olhar pro meu pequeno (caramelo), enquanto mama. (ahh, cada vez mais lindo e a cara do pai. rs). Voltando ao raciocínio ... Perceber cada dobrinha dele, vendo como está a pele, pegando no seu pezinho (ô delícia), cada reação sua enquanto bebe o leite da sua "vaca" preferida (rs). Enfim, admirando a cria. Quando você passa mais de duas horas dormindo (coisa rara nesses seus primeiros momentos de vida) eu já me encho de saudade, mesmo que precise descansar para que, em seguida, volte pra te dar toda atenção do mundo.

É impressionante como não conseguimos descrever todas as coisas que sentimos ou passamos ao lado dos filhos, que NOSSA!!! É tudo muito intenso e também delicado. Quando se trata dos nossos filhos, temos que nos ligar em tudo. Se antes a preocupação era com a gente, que já entende e conhece muita coisa, imagina então cuidar de alguém que não sabe de nada, não teme a nada e depende de nós pra qualquer coisa. Que responsabilidade é apresentar a vida, na real, ao nosso filho! Mas vamos com , que dá pra conseguir.

Consegui terminar, resumindo tudo que foi aconteceu por aqui, depois de vários intervalos de mamadas e sonecas e alguns dias depois (põe dias nisso), desde o início do texto. Digitando com ele no outro braço estava segurando ele. Caso contrário não terminaria. É essa é minha nova vida, com a minha grande riqueza nos braços. Me apaixono cada vez que vejo o rostinho lindo. Não da pra cansar de olhar suas mãozinhas, que já começam a segurar em mim, me fazendo me sentir “SUPER”.

É muito amor ...



5 comentários:

DianaRamlow disse...

Amei seu texto..tudo q tambem to vivendo.tralmente eh mt amor!!!
detalhe:to com ele no colo e escrevendo com uma mao...rsrsr...assim eh a vida de mae..
bjus

Tenikey disse...

Parabéns Sansão pelo seu mêsversário!
beijos

Lia Sergia Marcondes disse...

Nunca levei uma cocozada da Lulu, porque aprendi uma coisa na primeira vez que levei uma mijada: troca de fraldas a jato, pra não dar chance! Depois que levei uma mijadona por ficar brincando com ela pelada antes do banho, nunca mais caí da besteira... Ela já fez cocô na banheira umas vezes, mas escapei do coco na roupa. HAUhAUhAUhAUhauHAU

Quanto aos chorinhos, é engraçado como muda o tom, né? E o mais interessante você vai começar a notar, se é que já não notou, é que a gente começa a diferenciar cada tipo de choro, como se fosse um código: choro de fome, de sono, de dor, de manha, de fralda suja... A gente liga um automático na cabeça que já pega o baby sabendo exatamente o que ele quer, sem precisar investigar.

Mãe é um bicho do outro mundo, né não?

Só dou um pitaco: aproveita muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito essa fase, porque cresce rapidinho e, por mais que a gente curta e ame todas as fases dos nossos filhotes, a gente sempre fica com um pouco de saudades de quando eles são bebezinhos molinhos e gostosinhos assim. Filho é uma delícia! :D

Beijos nos três!!! ;-)

gabi nery disse...

Lindo texto mamãe! Os detalhes são tão fofos e reais que fazerm a gente ficar imaginado a cena...hehehe
Bjaooo

Iasnaia disse...

Gente... super louco... pelamor... eu sempre achei impressionante demais esse lance de guiar alguém totalmente inocente, num mundo onde a gente tbm não sabe direito em que cada coisa vai dar... e só pra usar mais superlativos... bjos Super Mãe!!